Devo escolher uma pasta de dentes com ou sem flúor?

Escolher uma pasta de dentes com ou sem flúor é uma dúvida comum a muitas pessoas. Neste artigo, a Dra. Alexandra Figueirinhas, médica dentista, vai dar-te a conhecer os prós e contras deste elemento, para que consigas escolher os teus produtos de higiene de forma mais consciente.

O que é o flúor?

É um dos elementos mais abundantes encontrados na natureza e a água é a principal fonte dietética de flúor. A única associação conhecida à sua baixa ingestão é o risco mais elevado de se sofrer de lesões de cárie.

 Pasta de dentes sem flúor

Qual é a importância do flúor para a prevenção de cáries?

Inicialmente acreditava-se que o flúor era benéfico quando administrado sistematicamente durante o desenvolvimento dentário, mas pesquisas posteriores mostraram a importância e as vantagens dos seus efeitos tópicos na prevenção e remineralização de lesões de cáries iniciais.

A florestação das águas foi uma das melhores conquistas de saúde pública no século XX. (Aoun et al.)

Sendo a cárie dentária uma doença que atinge grande parte da população de países industrializados e em desenvolvimento, a pasta de dentes com flúor tem um benefício real no que toca à prevenção das cáries dentárias.

O flúor reduz a incidência das cáries dentárias, e retarda e reverte a progressão de lesões já existentes (Walsh et al.) O benefício anticárie (anti-cavidade) começa com a erupção do primeiro dente decíduo.

Assim, o uso de pasta de dentes com flúor, nas quantidades recomendadas para a idade, minimiza o risco de fluorose dentária.

Avaliando os riscos de fluorose, na sua avaliação temos de ter em conta:

  • O uso das quantidades de flúor necessário na pasta dentífrica;
  • A idade e as condições psíquicas e motoras da pessoa, pois esta pode não conseguir cuspir a pasta de dentes;
  • A zona onde a pessoa vive (devido à fluoretação das águas públicas, ao tipo de água engarrafada que a pessoa consome, e se consome ainda suplementos de flúor);

Produto recomendado: Pastilhas dentífricas com flúor - Adultos

Pasta de dentes com flúor - cosmética natural

Vantagens e desvantagens da pasta de dentes sem flúor

Mas há quem queira, efetivamente, optar por usar uma pasta de dentes sem flúor, que tem as seguintes vantagens:

  1. Evita a fluorose em crianças muito pequenas (até aos 5 anos) que precisem de escovar os dentes sem supervisão e que por norma tendem a ingerir parte da pasta de dentes;
  2. Evita a ingestão da pasta de dentes por pessoas com problemas cognitivos ou motores (devido à dificuldade em cuspir a pasta);
  3. Pode ser usada por pessoas com alergia ou intolerância.


Contudo, é importante que saibas que:

  1. Os dentes ficam mais susceptíveis à cárie, já que o flúor intervém na prevenção da desmineralização e na remineralização;
  2. As lesões de cáries já existentes podem avançar mais rapidamente.

Produto recomendado: Pastilhas dentífricas sem flúor - Adultos

____________________________________________________


*Este artigo foi desenvolvido pela Drª Alexandra Figueirinhas, Médica Dentista da Clínica Médico-Dentária Saúde, a quem agradecemos a colaboração.

 

Comentários (0)

Deixa um comentário