10 Cuidados com a pele no inverno essenciais

As estações frias chegaram e, com as temperaturas cada vez mais baixas, é importante que conheças os principais cuidados com a pele no inverno.

A pele seca no inverno é uma constante, por isso, nesta altura, é importante redobrar a atenção e aumentar os níveis de hidratação.

As áreas mais expostas às adversidades do frio são: as maçãs do rosto, os lábios, o pescoço, o decote e as mãos. Por isso, para evitares a pele queimada do frio, segue as seguintes recomendações.

Cuidados com a pele no inverno a não esquecer:

1. Hidratar, hidratar, hidratar!

Hidratar a pele apenas de manhã, quando sais de casa, pode não ser suficiente durante as estações mais frias. A nossa sugestão é que a hidrates várias vezes ao dia.

Para além disso, a hidratação da pele no inverno é especialmente importante para quem sofre de problemas cutâneos (dermatite atópica ou psoríase, por exemplo).

Produto recomendado: Bálsamo Protetor Multiusos MIMO

 

2. Não laves as mãos em excesso

Como as mãos são uma área do corpo muito exposta às temperaturas agrestes, é normal que, nesta altura do ano, a pele queimada do frio seja particularmente visível no dorso das mãos.

Aliás, a dermatite/eczema (que é, no fundo, uma inflamação) é um motivo frequente que leva muitos pacientes a verem os seus médicos de família.

Lavar as mãos em excesso vai diminuir a hidratação da pele e agravar este problema. Por isso, sempre que possível, evita lavar as mãos desnecessariamente.

Se fizeres parte do grupo de pessoas que, por motivos profissionais, precisa de lavar as mãos repetidamente, usa luvas e hidrata bem a tua pele com cremes com efeito barreira.

 

3. Escolhe produtos suaves

Não uses produtos muito agressivos para lavar as zonas em que a pele está mais exposta ao frio (mãos e rosto). Opta por produtos suaves e adaptados às necessidades da tua pele.


Produto recomendado: Sabonete de azeite DAKI

 

4. Atenção à água muito quente

Por muito apetecível que seja tomar um duche com água bem quente no inverno, evita fazê-lo. A água excessivamente quente promove a desidratação da pele. Assim, um dos principais cuidados com a pele no inverno é tomar banho com água morna.

 

5. Protege a tua pele da luz ultravioleta

No outono e inverno continua a ser fundamental proteger as zonas da pele da luz ultravioleta. Quando estiveres no exterior, não abdiques dos óculos de sol e da proteção solar diária (rosto e lábios).

E se fores esquiar ou estiveres em zonas com neve, redobra os cuidados com a pele no inverno uma vez que a neve reflete cerca de 80% da radiação solar.

 

6. Usa luvas e roupas quentes

Se tens uma sensibilidade maior ao frio e que se costumas sofrer com frieiras ou com o fenómeno de Raynaud (quando os dedos frios das mãos ficam brancos, azulados ou vermelhos), veste roupa bem quente e usa luvas!

 

7. Evita mudanças de temperatura acentuadas

É mais provável teres a pele seca no inverno se estiveres exposto/a a oscilações de temperatura muito acentuadas.

Por muito bem que te saiba tem o ar condicionado no máximo, a passagem de um ambiente aquecido para o exterior frio, aumenta a possibilidade do aparecimento de capilares dilatados (telangiectasias) o que, para muitas pessoas, pode tornar-se num problema estético.

 

8. Cuida da tua alimentação

Nesta altura do ano, aumenta o consumo de vitamina C e de antioxidantes. Para além disso, não te esqueças de beber bastante água (entre um litro e meio a dois litros de água por dia).

 

9. Evita o fumo e o álcool

Nunca é de mais referir que o álcool e o tabaco têm um impacto negativo na saúde da tua pele, uma vez que geram radicais livres. Seja no inverno ou em qualquer outra estação do ano, evita a exposição a estas substâncias.

 

Ler mais: Porque escolher a cosmética natural?

Comentários (0)

Deixa um comentário